segunda-feira, 11 de maio de 2009

Requisição para a diretoria do Parque Ecológico

REQUERIMENTO PARA UTILIZAÇÃO PERIODICA DO ESPAÇO PARA EVENTOS DO PARQUE ECOLÓGICO MONSENHOR EMÍLIO JOSÉ SALIM PARA UM CICLO DE PALESTRAS SEMANAIS SOBRE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA, EM CELEBRAÇÃO DO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA.




Campinas, 12 de Maio de 2009.

Exm. Senhora Diretora Carmen Tavares de Araújo Elias
A/C Diretoria Setorial
Assunto: Cessão do Espaço para Eventos do Parque Ecológico




Eu, DR CLANDESTINO, latveriano, cientista maluco e arqui-inimigo do Quarteto Fantastico, venho através da presente, expor e requerer o quanto segue:



Faço aqui a requisição para utilização esporádica do espaço para eventos do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, para a realização de um ciclo de palestras semanais, a ocorrerem todo domingo, das 15:30 até as 18:30, horário em que observações astronômicas possam ser realizadas sem prejuízo de visibilidade. O curso terá inicio em maio de 2009 e se estenderá até dezembro do mesmo ano, sendo completamente gratuito e aberto para o público em geral que se disponibilizar para participar.

Videos, textos e experiências lúdicas serão apresentadas aos participantes que terão a chance de desenvolver questionamentos e reflexões sobre questões metafísicas fundamentais da existência humana, tais como "Onde estamos", "Porque estamos aqui?", "Quem somos nós?" e "Para onde vamos?", em um contexto estritamente ciêntífico.

Esse projeto foi criado para atender as seguintes expectativas:

MISSÃO: Atuar na difusão da ciência, de modo a promover o desenvolvimento sócio-econômico do país, instruindo e despertando vocações para aquelas áreas. Ser um exemplo de excelência para a difusão do conhecimento científico.

OBJETIVOS: Colaborar para o desenvolvimento sócio-econômico do país, divulgando a ciência junto à população de forma descontraída, divertida e interessante, visando despertar principalmente nos mais jovens o interesse sobre seus mais variados temas. Promover a conscientização para o respeito pela natureza, em toda sua plenitude, e motivar a aquisição de competências particulares a essas áreas do conhecimento.
NORMAS GERAIS:

- Aos visitantes serão disponibilizados formulários de avaliação, críticas e sugestões sobre as atividades desenvolvidas durante os eventos.

- Os visitantes deverão preservar os espaços físicos ocupados e contribuir para a manutenção da infra-estrutura disponibilizada pelo Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim.

- Os visitantes deverão preservar o meio ambiente e zelar pelo patrimônio ambiental, não quebrando galhos de árvores, apanhando flores e frutos, galhos para mudas, mudas, ou jogando lixo no chão.

Dessa forma acredito estar motivando a ação social voluntária, assim como outras atividades correlacionadas, inclusive educacionais, que venham a melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Além disso, cumpre ressaltar que a área está totalmente abandonada sendo alvo constante de vandalismo e ações do gênero, nesse passo, esperamos poder contribuir para com a preservação desse local, que se encontra atualmente em condições precárias, tendo sido possível observar, em uma visita prévia, a falta de uma lixeira nas imediações do espaço, assim como a total ausência de lâmpadas em funcionamento. Nos comprometemos com a limpeza do recinto e a conscientização do público participante da necessidade de preservação do patrimônio publico.

A importância de iniciativas como essa que pretendemos desenvolver torna-se ainda mais clara, tendo em vista, se tratar esse do Ano Internacional da Astronomia, que comemora os 4 séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. O interesse do público pelo espaço cósmico nunca foi maior, colocando as descobertas astronômicas na primeira página da mídia. Nos propomos a satisfazer a demanda do público por informação e por envolvimento no progresso científico, não só ao longo de 2209, celebrado como o Ano Internacional da Astronomia, mas através da herança desta celebração, criando canais de comunicação, programas educacionais a longo prazo e engajando jovens na carreira científica. Será dado forte ênfase à educação, ao envolvimento do cidadão e ao engajamento dos jovens na ciência, através das atividades que realizaremos durante esse ciclo de palestras. Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano.

O palestrante foi aluno de Graduação em Física/Matemática da UNICAMP, se credenciou pelo Observatório Nacional (ON), possuindo certificados do curso de Astrofísica Estelar além de Cosmologia (em anexo), e já participou de Workshop realizado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). O conteúdo dessas palestras semanais poderá ser acompanhado pelo site: http://www.astronomianoparque.blogspot.com/.

Nesses termos,
Pede deferimento.

_______________________________
DR. CLANDESTINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário